Esse post é pra você que quer começar a vender pelo Instagram e não sabe nem por onde começar!
Estamos em 2020 e o Instagram é a rede social que tem mais de 69 milhões de usuários brasileiros ativos diariamente. Vocês tem noção disso?
Muitas pessoas pensam que abrir um Instagram pra divulgar o seu produto/serviço nos dias de hoje seria perca de tempo, mas na verdade é perda de DINHEIRO.
Por mais que existam milhões de perfis que divulgam lojas tanto físicas quanto onlines, a sua também pode e deve estar lá!
Mas para fazer a diferença entre tantas e conseguir VENDER pelo Instagram, você deve deixar a "casa" arrumada, "trabalhar" nele diariamente e mais do que isso: criar um relacionamento com seus potenciais clientes.
Nesse post eu vou te mostrar quais são os 6 passos essenciais para que o Instagram da sua loja tenha diferenciais logo no início e comece a vender rapidamente.
1. Defina seu cliente ideal:
O primeiro passo é bem óbvio, porém muitas empresas não sabem ainda qual é o "cliente ideal".
E eu vou ser sincera: você não conseguirá começar um negócio sólido, de sucesso e bem estruturado, sem saber quem é o público para o qual você vende, conversa e deseja atingir com as suas estratégias.
Sendo assim, o primeiro passo para conquistar o posicionamento do seu negócio no Instagram é definindo o público que você deseja atingir.
Depois de defini-lo ficará mais fácil criar o conteúdo que será postado, escolher os produtos que serão divulgados e as campanhas que serão realizadas.
Tudo começa por aí, viu?
2. Defina um username fácil de ser lembrado:
Quando for criar a conta da sua loja, o Instagram pede para que você escolha o "username" do seu perfil. Exemplo: @nathaliaiuryfotografia.
Escolha um username com o nome da sua loja e que seja fácil de lembrar. Exemplo: @lojatal. Ou então tire a palavra "loja" e use apenas o nome dela.
Nunca use números e tente evitar usar underline (_) ou qualquer outro ponto/sigla do seu teclado. Isso dificulta na hora da pessoa encontrar o perfil.
Escolha um username com o nome da sua loja e que seja fácil de lembrar. Exemplo: @lojatal. Ou então tire a palavra "loja" e use apenas o nome dela.
Nunca use números e tente evitar usar underline (_) ou qualquer outro ponto/sigla do seu teclado. Isso dificulta na hora da pessoa encontrar o perfil.
3. Organize seu perfil:
Chegou a hora de organizar a "casa".
Depois da conta criada você terá que editar o perfil. Lá terão informações importantes como: Nome, nome do usuário(username), site, biografia, telefone, e-mail, entre outras. Essas informações serão visualizadas assim que os seguidores entrarem no seu perfil.
É essencial que o Instagram contenha todas as informações necessárias para que seus seguidores, assim que acessarem a sua conta, consigam bater o olho e saber qual produto ele encontrará em sua loja e onde poderá adquirir este produto.
Exemplo:
"Uma marca feminina que nasceu em Campo Grande - MS cheia de estilo e criatividade.
Enviamos para todo o Brasil
Pedidos pelo nosso WhatsApp (ou) Clique no link e compre em nossa loja online."
4. Coloque o link do WhatsApp ou Loja virtual na bio:
Como dito acima, seus seguidores precisam saber como será a forma na qual ele comprará o seu produto.
Então é de extrema importância que no link da bio você divulgue o link que o direciona para o contato de WhatsApp ou o site onde vai adquirir o produto.
Mais uma dica: Use o site https://whats.link/ para encurtar o link do WhatsApp de atendimento colocando o nome da sua empresa.
5. Use a conta no "perfil comercial":
Transformando o Instagram da sua loja em um perfil comercial você terá diversos benefícios como:
- Informações de engajamento do seu perfil;
- Informações de engajamento das suas postagens e Stories;
- Terá a opção de promover postagens;
- Poderá criar uma loja virtual e muito mais! (O que é assunto para um próximo post aqui no blog.)
6. Siga apenas pessoas que estejam de acordo com o perfil do seu cliente ideal:
Para começar você terá que seguir pessoas, é claro. Indico que seus primeiros seguidores sejam clientes da sua loja física, nada melhor do que seguidores que já são clientes e confiam na sua empresa. Para que isso aconteça é necessário que você comece a pedir o Intagram de seus clientes assim que realizar o cadastro na loja ou divulgar no boca a boca mesmo que a sua loja tem um perfil no Instagram.
Caso sua loja seja apenas online, você pode começar a seguir pessoas de acordo com o perfil do seu cliente ideal.
Não saia seguindo pessoas aleatórias! Isso é perca de tempo, pois seguidores que não estão de acordo com o perfil de quem compra seus produtos podem se tornar apenas um seguidor "fantasma" no qual nunca vai se interessar pelo produto e conteúdo que for postado.
Bom, essas foram apenas algumas dicas simples de como você deve começar. Lembrando que se você não colocar o passo a passo em prática ficará mais difícil de ter resultados!
Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários que te respondo! Gratidão! ♥
>> Aprenda a vender pelo Instagram com essas 85 dicas
Bom, essas foram apenas algumas dicas simples de como você deve começar. Lembrando que se você não colocar o passo a passo em prática ficará mais difícil de ter resultados!
Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários que te respondo! Gratidão! ♥
>> Aprenda a vender pelo Instagram com essas 85 dicas
SIGA NAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM PROFISSIONAL: @NATHALIAIURYFOTOGRAFIA
INSTAGRAM PESSOAL: @NAHBOA
PINTEREST: NAH BOA BLOG
YOUTUBE: NAH BOA BLOG
Ótimas dicas! <3
ResponderExcluir